PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Número de mortos em atentados na Somália chega a 20 mortos

23/12/2018 08h47

Mogadíscio, 23 dez 2018 (AFP) - Ao menos 20 pessoas morreram no sábado na capital da Somália, Mogadíscio, em dois atentados com carros-bomba perto do palácio presidencial, reivindicados pelos islamitas Al-Shabab, de acordo com um balanço atualizado divulgado neste domingo.

"O número de vítimas passou a 20 mortos e mais de 40 feridos" disse à AFP Ibrajim Mohamed, chefe de polícia. Entre as vítimas estão três colaboradores do canal somali Universal TV, que tem sede em Londres.

O blanço anterior era de sete mortos e 10 feridos.

A primeira explosão aconteceu em uma barreira de controle ao lado do Teatro Nacional, a 500 metros do palácio presidencial. A segunda, mais potente, aconteceu em um cruzamento próximo, poucos minutos depois.

As explosões foram reivindicadas pelos islamitas Al Shabab, vinculados à Al-Qaeda, que foram expulsos da capital em 2011 mas ainda controlam amplas zonas rurais, de onde organizam operações de guerrilha e atentados suicida.

O objetivo do grupo é provocar a queda do governo federal somali, apoiado pela comunidade internacional e os 20.000 militares da missão da União Africana na Somália (Amisom).

nur-ndy/me/es/fp

Internacional