Mais de 360 migrantes são resgatados em frente à costa do Marrocos
Rabat, 27 dez 2018 (AFP) - A Marinha real do Marrocos resgatou nesta quinta-feira (27), no mar Mediterrâneo, 367 migrantes, a maioria originários da África subsaariana, tentando chegar à Espanha, informaram fontes militares.
Os migrantes resgatados, entre eles mulheres e crianças, estavam "com problemas a bordo de várias embarcações precárias", segundo nota transmitida à AFP por uma fonte militar.
"Todos foram levados sãos e salvos pelas unidades da Marinha Real aos portos mais próximos", acrescentou a fonte.
O Marrocos deteve 68.000 tentativas de imigração clandestina e desmantelou 122 "redes criminosas ativas" entre janeiro e o fim de setembro, segundo um balanço oficial.
Além dos migrantes originários da África subsaariana, as tentativas de saída dos jovens marroquinos em embarcações infláveis multiplicaram-se nos últimos meses.
Com mais de 55.200 chegadas ao litoral espanhol este ano, a rota migratória marítima entre o Marrocos e a Espanha é hoje a mais utilizada, segundo a Organização Internacional de Migrações (OIM).
Pelo menos 681 migrantes morreram desde o começo do ano no Mediterrâneo ocidental na tentativa de chegar à Espanha, segundo a OIM. Em 2017, 224 migrantes morreram nesta região.
hme/feb/pb/mvv
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.