Topo

Mais de 360 migrantes são resgatados em frente à costa do Marrocos

27/12/2018 19h40

Rabat, 27 dez 2018 (AFP) - A Marinha real do Marrocos resgatou nesta quinta-feira (27), no mar Mediterrâneo, 367 migrantes, a maioria originários da África subsaariana, tentando chegar à Espanha, informaram fontes militares.

Os migrantes resgatados, entre eles mulheres e crianças, estavam "com problemas a bordo de várias embarcações precárias", segundo nota transmitida à AFP por uma fonte militar.

"Todos foram levados sãos e salvos pelas unidades da Marinha Real aos portos mais próximos", acrescentou a fonte.

O Marrocos deteve 68.000 tentativas de imigração clandestina e desmantelou 122 "redes criminosas ativas" entre janeiro e o fim de setembro, segundo um balanço oficial.

Além dos migrantes originários da África subsaariana, as tentativas de saída dos jovens marroquinos em embarcações infláveis multiplicaram-se nos últimos meses.

Com mais de 55.200 chegadas ao litoral espanhol este ano, a rota migratória marítima entre o Marrocos e a Espanha é hoje a mais utilizada, segundo a Organização Internacional de Migrações (OIM).

Pelo menos 681 migrantes morreram desde o começo do ano no Mediterrâneo ocidental na tentativa de chegar à Espanha, segundo a OIM. Em 2017, 224 migrantes morreram nesta região.

hme/feb/pb/mvv