Topo

Quase metade dos americanos não têm a menor confiança em Trump

28/01/2019 13h55

Washington, 28 Jan 2019 (AFP) - Na metade de seu mandato e tendo sido obrigado a recuar em seu projeto de construção de muro na fronteira com o México, o presidente americano Donald Trump tem perdido popularidade, com 48% dos americanos declarando não ter a menor confiança no chefe de Estado.

Uma pesquisa conduzida pela ABC News/Washington Post e publicada nesta segunda-feira destaca a desconfiança dos americanos em relação a seus líderes políticos, tanto republicanos quanto democratas. Mas essa desconfiança é muito mais marcante em relação a Trump.

Quase metade dos americanos (48%) afirmou não confiar "em nada" no presidente.

Por outro lado, apenas 37% tem essa percepção de Nancy Pelosi, a presidente democrata da Câmara de Representantes, e principal antagonista do presidente na batalha contra o muro.

Os números também não são animadores para Trump em relação à percepção de sua administração, em comparação com as expectativas depositadas nele quando chegou à Casa Branca em 20 de janeiro de 2017.

Metade (50%) dos americanos esperava que ele tivesse um bom desempenho no controle do déficit, mas apenas 33% acreditam que ele realmente fez isso, uma diferença de 17 pontos.

Com relação à saúde, a diferença é de 11 pontos.

Além de seu desempenho na Casa Branca, os americanos julgam severamente o 45º presidente americano: apenas 32% tem uma opinião positiva sobre ele como pessoa, dois pontos a menos que Bill Clinton no auge do caso Monica Lewinsky.

Trump afirmou muitas vezes que pretende concorrer a um segundo mandato em 2020. No campo democrata, vários candidatos pretendem desafiá-lo.

jca/elm/ad/lb/mr