PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Congressistas dos EUA propõem intelectual uigur Ilham Tohti para Nobel da Paz

30/01/2019 21h04

Washington, 30 Jan 2019 (AFP) - Membros do Congresso dos Estados Unidos, tanto democratas como republicanos, anunciaram nesta quarta-feira (30) que recomendaram aos membros do Comitê Nobel que outorguem ao intelectual uigur Ilham Tohti, condenado à prisão perpétua por Pequim, o Prêmio Nobel da Paz 2019.

"Não achamos que ninguém mereça o maior reconhecimento do Comitê em 2019 do que o professor Tohti, que encarna a luta pacífica pela paz e pelos direitos humanos na China", escreveram os legisladores ao titular do Comitê Nobel, Berit Reiss-Andersen, e seus membros, em uma carta fechada na terça-feira.

Entre os signatários destaca-se o senador republicano Marco Rubio, um grande crítico da China, e o senador independente Bernie Sanders. No total, 13 senadores e representantes assinaram a missiva.

"Esta nomeação não poderia ser melhor em um momento em que o governo chinês e o Partido Comunista continuam perpetuando violações repugnantes aos direitos humanos, com a detenção de mais de um milhão de uigures e outros membros de minorias étnicas muçulmanas", insistiu Marco Rubio em um comunicado nesta quarta-feira.

"Os esforços pacíficos de Ilham Tohti para promover o entendimento e a harmonia étnica entre os uigures e os chineses merecem reconhecimento por parte do Comitê", acrescentou.

elc/seb/mps/yow/cb

Internacional