Papa afirma que está feliz por escrever nova página da história com viagem a Abu Dhabi
Cidade do Vaticano, 31 Jan 2019 (AFP) - O papa Francisco se declarou feliz, em um vídeo divulgado nesta quinta-feira, de "escrever uma nova página na história relações entre as religiões" com sua viagem de 3 a 5 de fevereiro aos Emirados Árabes Unidos.
"Estou feliz [...] de escrever em vossa querida terra uma nova página nas relações entre as religiões, confirmando que somos irmãos, apesar de diferentes", afirmou o pontífice em uma mensagem à população dos Emirados.
No vídeo em italiano, divulgado com uma dublagem em árabe, o papa agradece o príncipe herdeiro Mohamed bin Zayed Al Nahyan pelo convite para participar em um encontro inter-religioso sobre o tema "fraternidade humana".
Francisco recordou que vai reencontrar um "amigo e irmão querido", o grande imã sunita de Al Azhar, xeque Ahmed Al Tayeb, a quem visitou no Egito em 2017.
O papa destacou que a organização do encontro inter-religioso reflete "a coragem e a vontade de afirmar que a fé em Deus une e não divide, aproxima apesar das diferenças, afasta da hostilidade e da aversão".
O sumo pontífice também afirmou que o país que vai visitar é "uma terra que tenta ser um modelo de convivência, de fraternidade humana e de encontro através de diversas civilizações e culturas, onde muitos encontram um lugar seguro para trabalhar e viver livremente no respeito da diversidade".
"Fico feliz de conhecer um povo que vive o presente com o olhar voltado para o futuro", disse.
Ao contrário da vizinha Arábia Saudita, que só permite a prática do islã, o governo dos Emirados Árabes Unidos quer projetar a imagem de um país tolerante. Sua população, com 90% de estrangeiros, tem muitos cristãos, sobretudo entre os trabalhadores indianos e filipinos.
cm/ob/mct/jvb/fp
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.