Topo

Papa afirma que está feliz por escrever nova página da história com viagem a Abu Dhabi

31/01/2019 06h20

Cidade do Vaticano, 31 Jan 2019 (AFP) - O papa Francisco se declarou feliz, em um vídeo divulgado nesta quinta-feira, de "escrever uma nova página na história relações entre as religiões" com sua viagem de 3 a 5 de fevereiro aos Emirados Árabes Unidos.

"Estou feliz [...] de escrever em vossa querida terra uma nova página nas relações entre as religiões, confirmando que somos irmãos, apesar de diferentes", afirmou o pontífice em uma mensagem à população dos Emirados.

No vídeo em italiano, divulgado com uma dublagem em árabe, o papa agradece o príncipe herdeiro Mohamed bin Zayed Al Nahyan pelo convite para participar em um encontro inter-religioso sobre o tema "fraternidade humana".

Francisco recordou que vai reencontrar um "amigo e irmão querido", o grande imã sunita de Al Azhar, xeque Ahmed Al Tayeb, a quem visitou no Egito em 2017.

O papa destacou que a organização do encontro inter-religioso reflete "a coragem e a vontade de afirmar que a fé em Deus une e não divide, aproxima apesar das diferenças, afasta da hostilidade e da aversão".

O sumo pontífice também afirmou que o país que vai visitar é "uma terra que tenta ser um modelo de convivência, de fraternidade humana e de encontro através de diversas civilizações e culturas, onde muitos encontram um lugar seguro para trabalhar e viver livremente no respeito da diversidade".

"Fico feliz de conhecer um povo que vive o presente com o olhar voltado para o futuro", disse.

Ao contrário da vizinha Arábia Saudita, que só permite a prática do islã, o governo dos Emirados Árabes Unidos quer projetar a imagem de um país tolerante. Sua população, com 90% de estrangeiros, tem muitos cristãos, sobretudo entre os trabalhadores indianos e filipinos.

cm/ob/mct/jvb/fp