PUBLICIDADE
Topo

Internacional

Manifestantes em Gaza pedem a renúncia de Mahmoud Abbas

24.fev.2019 - Manifestantes vão às ruas para pedir que presidente Mahmoud Abbas renuncie - Mohammed Salem/Reuters
24.fev.2019 - Manifestantes vão às ruas para pedir que presidente Mahmoud Abbas renuncie Imagem: Mohammed Salem/Reuters

24/02/2019 13h45

Gaza, Territórios palestinos, 24 Fev 2019 (AFP) - Milhares de manifestantes pediram, neste domingo, na Faixa de Gaza, a renúncia do presidente da Autoridade Palestina, Mahmoud Abbas, pelas pressões exercidas sobre o Hamas mediante cortes nas transferências financeiras.

"Vá embora!", gritaram os manifestantes, em sua maioria partidários do Hamas e de Mohamed Dahlan, um rival de Abbas que foi expulso do partido Fatah e agora vive no exílio.

Os manifestantes exigiram que a Autoridade Palestina pague integralmente os salários dos funcionários públicos em Gaza, uma região controlada pelo movimento do Hamas.

Abbas, de 83 anos, reduziu os salários na Faixa de Gaza nos últimos meses.

Neste domingo, os manifestantes também pediram uma melhoria no serviço de fornecimento de eletricidade, que eles desfrutam apenas por períodos de oito horas. Também pediram o fim do bloqueio de Israel a Gaza, que já dura 10 anos.

Segundo Israel, o bloqueio é necessário para impedir que o Hamas adquira armas ou materiais para construí-las. O Hamas conseguiu se impor em Gaza em 2007, após uma forte disputa com o partido Fatah, de Abbas.

Ao mesmo tempo, cerca de 2.500 pessoas se manifestaram na região de Hebron em favor de Abbas. O líder palestino está no Egito neste domingo, onde se encontrou com o presidente Abdel Fatah al Sissi. O mandato de Abbas como chefe da Autoridade Palestina expirou em 2009, mas ele permaneceu no poder.

Internacional