EUA: 'ninguém se engane' pela referedo sobre Constituição cubana
Washington, 26 Fev 2019 (AFP) - O secretário de Estado americano, Mike Pompeo, desqualificou nesta terça-feira o referendo sobre a Constituição de Cuba, no fim de semana, afirmando que "ninguém deve ser enganado" por um processo que "não faz nada além de perpetuar o pretexto para uma ditadura".
"A nova Constituição reafirma principalmente o papel do Partido Comunista como o único partido político legal e decreta o sistema socialista como 'irrevogável'", disse Pompeo em um comunicado.
O Secretário de Estado também observou que isso bloqueia a possibilidade de uma reforma econômica que é muito necessária à ilha.
Segundo as autoridades cubanas, mais de 87% dos eleitores aprovaram a nova Constituição, que dá um sólido apoio ao socialismo dominante.
No comunicado, Pompeo também denuncia a prisão de manifestantes antes da votação e o confisco de celulares.
"Condenamos veementemente essas tentativas de silenciar os protestos pacíficos, que mostram que os líderes cubanos temem o povo de Cuba", acrescentou.
bur-an/dga/cn
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.