Pentágono adverte para 'graves consequências' se Turquia comprar mísseis russos
Washington, 9 Mar 2019 (AFP) - A Turquia se arrisca a "graves consequências" caso decida comprar os sistemas antimísseis russos S-400, advertiu nesta sexta-feira o porta-voz do Pentágono Charles Summers.
"Se a Turquia adquirir os S-400 haverá sérias consequências em termos das nossas relações, nossas relações militares", disse Summers em entrevista no Pentágono sobre a intenção do presidente turco, Recep Tayyip Erdogan, de comprar o sistema de defesa russo.
Neste caso "não poderá ter os (caças) F-35 e os (mísseis) Patriot".
A pedido da Turquia, os S-400 devem ser entregues no próximo verão boreal.
Washington aprovou em dezembro a venda de seus sistemas antimísseis Patriot à Turquia, em um movimento destinado a dissuadir Ancara de comprar o S-400, mas Erdogan declarou na quarta-feira que cancelar a compra os mísseis russos está fora de questão.
Na terça-feira, o comandante supremo da OTAN para a Europa, o general americano Curtis Scaparrotti, declarou que se a Turquia comprar os S-400 "não poderemos permitir que os F-35 voem (...) com um sistema de defesa de mísseis russo".
Washington entregou em junho de 2018 seu primeiro F-35 à Turquia, mas os aviões permanecem nos Estados Unidos para o treinamento dos pilotos turcos, um processo que deve durar entre um e dois anos, segundo o Pentágono.
sl/lr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.