López Obrador responde a Trump e diz que o México cuida da migração
México, 28 Mar 2019 (AFP) - O presidente do México, Andrés Manuel López Obrador, afirmou nesta quinta-feira que seu governo cuida da questão migratória, em resposta à ameaça de seu colega americao Donald Trump de fechar a fronteira comum e acusar o vizinho de não fazer nada a respeito.
"Estamos cuidando do tema, insistindo que devem ser tratadas fundamentalmente as causas que originam a migração", afirmou López Obrador em sua habitual coletiva de imprensa matinal.
Usando o Twitter, Trump reiterou sua ameaça de fechar a fronteira com o México, acusando o país vizinho de "não fazer nada" para impedir a migração para os Estados Unidos.
"O México não está fazendo nada para ajudar a impedir o fluxo de imigrantes ilegais para o nosso país", tuitou Trump.
"Eu posso fechar a fronteira sul!", ameaçou.
"Da mesma forma, Honduras, Guatemala e El Salvador tomaram o nosso dinheiro durante anos, e não fazem nada", acrescentou.
Trump já fez ameaças semelhantes no passado.
Em dezembro, nos primeiros dias do "shutdown" (fechamento) mais longo do governo federal dos Estados Unidos, ele prometeu fechar a fronteira "completamente", se o Congresso não aprovasse fundos de 5,7 bilhões de dólares para construir um muro. O montante foi rejeitado pelos congressistas.
yug/lp/cn/tt
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.