Topo

Inundações no sudoeste do Irã ameaçam hospital

31.mar.2019 - Uma família iraniana atravessa uma rua inundada em uma aldeia ao redor da cidade de Ahvaz, na província de Khuzestan, no Irã - Mehdi Pedramkhoo/Tasnim News/AFP
31.mar.2019 - Uma família iraniana atravessa uma rua inundada em uma aldeia ao redor da cidade de Ahvaz, na província de Khuzestan, no Irã Imagem: Mehdi Pedramkhoo/Tasnim News/AFP

08/04/2019 10h16

As autoridades iranianas ordenaram hoje a evacuação de um hospital em Ahvaz, uma cidade ameaçada pela inundação de um rio no sudoeste do Irã, atingido por enchentes que deixaram 70 mortos, segundo a agência semi-oficial Isna.

Os pacientes do hospital Salamat foram transferidos para outro centro clínico.

Segundo a agência, as autoridades tentaram conter ou desviar as águas do Karjeh, rio que cresceu após vários dias de chuvas torrenciais, para evitar uma inundação em Ahvaz, que tem cerca de 1,3 milhão de habitantes.

Ahvaz, capital da província de Khuzestan, fica também é cercada por outro rio, o Karun, cujo nível também aumentou consideravelmente nos últimos dias.

O Irã, um país árido, é atingido desde 19 de março por várias tempestades.

De acordo com a Isna, 182 cidades vizinhas - das quais 61 foram inundadas - também foram evacuadas.

Pelo menos 70 pessoas morreram desde a primeira onda de chuvas torrenciais seguidas por enchentes que afetaram o norte do país em 19 de março.

Embora a situação ainda esteja longe de voltar ao normal, um balanço oficial citado por Isna estima que o dano material seja de 150 bilhões de riales (mais de 980 milhões de euros).