Topo

Brexit derruba conservadores e trabalhistas nas eleições locais no Reino Unido

03/05/2019 16h28

Londres, 3 Mai 2019 (AFP) - O Partido Conservador da primeira-ministra Theresa May sofreu uma grande derrota nesta sexta-feira nas eleições municipais, especialmente pela frustração dos eleitores com a paralisação do Brexit, que também cobrou seu preço entre a oposição trabalhista.

Os conservadores perderam 1.305 vereadores e o controle de quase 40 governos municipais, segundo resultados quase definitivos das eleições celebradas na quinta-feira para renovar quase 9.000 cadeiras em 250 assembleias locais na Inglaterra, principalmente em zonas rurais, e na Irlanda do Norte.

"Este é um momento difícil para o nosso partido e os resultados das eleições são um sintoma disso", admitiu May durante uma reunião de sua formação no País de Gales, depois que um dos presentes pediu que ela se demitisse.

"Houve uma mensagem simples nas eleições de ontem, tanto para nós quanto para o Partido Trabalhista: é preciso que vocês executem o Brexit", acrescentou May.

Os trabalhistas, que poderiam ter se beneficiado da fragilidade do partido da primeira-ministra Theresa May, incapaz de retirar o país da União Europeia quase três anos após o referendo sobre o Brexit, não conseguiram.

Ao fim da contagem de votos, o grupo que almejava melhorar seu resultado de 2015 acabou perdendo 80 vereadores.

"É claro que queríamos fazer melhor", disse o líder do Partido Trabalhista, Jeremy Corbyn, acrescentando "sentir muito" pelas perdas sofridas entre suas fileiras.

E ele atribuiu o mau resultado "parcialmente a fatores locais" e "parcialmente a pessoas que provavelmente não concordavam com a atitude de ambas as partes em relação à UE".

"A mensagem chave dos eleitores aos conservadores e aos trabalhistas foi: 'que uma praga arrase suas duas casas'", afirmou o especialista em pesquisas John Curtice à BBC.

Os dois partidos, que fizeram campanha com relutância, "perderam mais votos nas zonas em que tinham mais força", destacou, ou seja, o sul para os conservadores e o norte para os trabalhistas.

"O Brexit entrou e tomou o controle da política local", lamentou a trabalhista Graeme Miller.

Os principais beneficiados nas eleições municipais foram os candidatos independentes e os pequenos partidos, como o Liberal-Democrata, que segundo a apuração parcial ganhou 680 vereadores e o controle de cerca de 12 governos municipais.

A formação de centro e anti-Brexit volta assim a obter resultados positivos depois de ter sido castigada nas urnas nos últimos anos por sua participação, como sócio minoritário, no governo do conservador David Cameron de 2010 a 2015.

"A ascensão do Partido Liberal-Democrata é um trampolim para as eleições europeias de 23 de maio", comemorou seu líder, Vince Cable.

O Reino Unido deveria abandonar a UE em 29 de março. Mas a firme rejeição do Parlamento britânico ao acordo de divórcio negociado por May com os 27 sócios europeus em novembro obrigou a primeira-ministra a pedir dois adiamentos ao bloco, o segundo até 31 de outubro.

bur-acc/al/fp