Topo

Irã rejeita acusações americanas sobre sabotagem de navios no Golfo

29/05/2019 08h14

Teerã, 29 Mai 2019 (AFP) - O Irã rejeitou nesta quarta-feira as acusações "risíveis" americanas apontando Teerã como responsável pela sabotagem de quatro navios em 12 de maio na costa dos Emirados Árabes Unidos.

"Não é de espantar (que os Estados Unidos façam) acusações tão risíveis", declarou o porta-voz das Relações Exteriores, Abbas Moussavi, em reação às declarações de John Bolton, conselheiro do presidente Donald Trump para segurança nacional.

"Bolton e os outros belicistas que procuram o caos devem saber que a estratégica de paciência, vigilância e preparação defensiva da República Islâmica do Irã vai impedir a realização de seus delírios diabólicos na região", acrescentou Moussavi, segundo comunicado do seu ministério.

Em visita a Abu Dhabi, Bolton acusou nesta quarta-feira o Irã de estar "quase certamente" por trás dos atos de sabotagem de 12 de maio contra quatro navios na costa do emirado de Fuyaira, na entrada do Golfo.

Os navios, incluindo dois petroleiros sauditas, foram alvos de "minas navais, quase certamente do Irã", assegurou, acrescentando que "não há nenhuma dúvida em Washington sobre quem é responsável por isto".

kas-mj/gk/mr