Topo

Vice-presidente do TSE da Bolívia se demite

22/10/2019 21h16

La Paz, 23 Out 2019 (AFP) - O vice-presidente do Tribunal Supremo Eleitoral (TSE) da Bolívia, Antonio Costas, pediu demissão nesta terça-feira, em meio às fortes críticas ao trabalho do organismo pela paralisação - de 20 horas - da contagem preliminar dos votos da eleição de domingo.

A renúncia foi motivada pela "desatinada decisão do Tribunal Supremo Eleitoral de suspender a publicação dos números do Sistema de Transmissão dos Resultados Preliminares Eleitorais (TREP)", explicou Costas na carta dirigida ao vice-presidente boliviano, Álvaro García, também presidente do Congresso, que designa os membros do TSE.

"Não participei (desta decisão), apesar de ser vice-presidente do TSE", destacou Costas na carta.

A determinação de suspender o fluxo de informação produziu em mim "perturbação porque havíamos feito um trabalho esmerado, um trabalho cuidadoso, com 94% do TREP", disse Costas à rádio Panamericana.

Foi uma decisão "precipitada não publicar (os dados e suspendê-los em 84%) e fazê-lo um dia depois, provocando uma situação tão complexa como irracional".

Quando a contagem rápida foi suspensa, o TREP havia contabilizado 84% dos votos válidos e dava 45,28% para o presidente Evo Morales, contra 38%,16 para Carlos Mesa, o que quase garantia um segundo turno.

Mas após uma inexplicável paralisação de 20 horas, a apuração mostrou uma mudança radical, com a eleição de Morales no primeiro turno.

A situação colocou sob suspeita o TSE e a missão de observadores da OEA pediu explicações ao órgão eleitoral.

rb/jac/lr