Topo

Esse conteúdo é antigo

Uruguai decreta emergência de saúde e 'fechamento parcial das fronteiras'

O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou - MARIANA GREIF/ REUTERS
O presidente do Uruguai, Luis Lacalle Pou Imagem: MARIANA GREIF/ REUTERS

13/03/2020 23h20

Montevidéu, 14 Mar 2020 (AFP) - O governo do Uruguai decretou nesta sexta-feira emergência sanitária e o "fechamento parcial das fronteiras" de maneira provisória, após o registro dos quatro primeiros casos de covid-19 no país.

Em entrevista coletiva, o presidente uruguaio, Luis Lacalle Pou, informou que a resolução implica "uma quarentena obrigatória para passageiros de (nove) países declarados de risco", "proibição de desembarque de cruzeiros" e "suspensão de todos os espetáculos públicos", entre outras medidas.

A lista de países "de risco", divulgada pelo ministro da Saúde, Daniel Salinas, inclui China, Coreia do Sul, Japão, Cingapura, Irã, Itália, Espanha, França e Alemanha, e poderá ser ampliada de acordo com o desenvolvimento da pandemia.

O governo decretou também a "suspensão de todos os espetáculos públicos", o que inclui uma "recomendação" à Associação Uruguaia de Futebol (AUF) para suspender o Campeonato Uruguaio, o que já foi adotado para todas as categorias.

A emergência sanitária foi decretada horas após o Ministério da Saúde Pública confirmar os quatro primeiros casos positivos do novo coronavírus no país, todos em pessoas que estavam na Itália.

"Os quatro primeiros casos de Coronavírus Covid-19 foram confirmados. Todos vieram de Milão, entrando no país entre 3 e 6 de março. Os pacientes estão estáveis e em casa. Este ministério está monitorando o seu entorno".

Na noite desta sexta-feira, Salinas esclareceu que um dos quatro infectados chegou de Barcelona e não de Milão.

Segundo Salinas, "as pessoas que mantiveram contato direto com os pacientes são potencialmente candidatos a uma quarentena de 14 dias".

O ministro disse ainda que a população está sendo orientada a pedir atendimento domiciliar em caso de sintomas associados ao vírus.

O ex-presidente e atual senador Julio María Sanguinetti declarou à imprensa que as escolas do ensino básico e secundário permanecerão abertas.

Lacalle Pou esclareceu que a presença nas escolas será facultativa nos próximos dias.