Topo

Esse conteúdo é antigo

Espanha registra 301 mortes por coronavírus nas últimas 24 horas

Ambulância em Madri, na Espanha - Europa Press News/Europa Press via Getty Images
Ambulância em Madri, na Espanha Imagem: Europa Press News/Europa Press via Getty Images

Em Madri

28/04/2020 07h00

A Espanha registrou 301 mortes em 24 horas por coronavírus, o que eleva o total de óbitos no país a 23.822, anunciou hoje o ministério da Saúde.

Terceiro país com o maior número de mortes por covid-19, atrás dos Estados Unidos e da Itália, a Espanha registra o quinto dia consecutivo com menos de 400 mortes em 24 horas. Ontem o país anunciou 331 óbitos.

O dado de hoje confirma a desaceleração do número de mortes diárias desde que o país superou o pico de contágios, registrado no início de abril, quando o balanço em 24 horas chegou a 950 óbitos.

"A evolução foi muito rápida no que diz respeito ao número de falecidos e isto é bom", afirmou Fernando Simón, diretor do Centro de Emergências Sanitárias, vinculado ao ministério.

O governo do primeiro-ministro Pedro Sánches deve anunciar nas próximas horas o plano para começar a flexibilizar, em maio, o rígido confinamento da população, em vigor desde 14 de março.

A medida, que prosseguirá pelo menos até 9 de maio, sofreu uma leve flexibilização no domingo, quando o governo autorizou as crianças a sair de suas casas para passeios ou brincadeiras nas ruas por uma hora ao dia, algo similar ao que acontece em outros países europeus.

O ministério da Saúde informou que os casos confirmados de coronavírus no país alcançaram 210.773, mas este número inclui apenas os exames de diagnóstico PCR. Até semana passada, o governo incluía também em seu balanço as pessoas que desenvolviam anticorpos contra a doença.

Ao mesmo tempo, o país registra mais de 102.500 pessoas curadas da doença.

"Prossegue a tendência muito favorável que observamos nos últimos dias", disse Fernando Simón.

O governo anunciou o início, na segunda-feira, de um estudo de soroprevalência, que consistirá em testar pelo menos 60 mil pessoas representativas em todo o país para determinar o percentual da população que desenvolveu anticorpos contra o vírus.