Topo

Esse conteúdo é antigo

Atos pró-Navalny terminam com mais de 5.300 detidos no domingo na Rússia

31.jan.2021 - Homem é detido durante protesto em apoio a Alexei Navalny em Moscou - Alexander Nemenov/AFP
31.jan.2021 - Homem é detido durante protesto em apoio a Alexei Navalny em Moscou Imagem: Alexander Nemenov/AFP

Em Moscou

01/02/2021 06h54

Mais de 5.300 pessoas foram detidas na Rússia durante as manifestações pró-Navalny ontem — relatou a ONG OVD-Info hoje, enquanto a Promotoria russa justificou a prisão do oponente russo.

Em Moscou, 1.800 manifestantes foram presos, enquanto em São Petersburgo, a segunda maior cidade do país, este número chegou a 1.176, acrescentou a ONG, especializada no monitoramento de protestos.

Pelo segundo fim de semana consecutivo, houve manifestações em várias cidades da Rússia para exigir a libertação do principal opositor do Kremlin hoje, Alexei Navalny. Ele está preso desde 17 de janeiro, data em que desembarcou de volta da Alemanha. Ele passou cinco meses em tratamento em Berlim, após um envenenamento pelo qual acusa o presidente russo, Vladimir Putin.

Amanhã, Navalny deve comparecer à Justiça para responder por violação de controle judicial e corre o risco de que a pena sob sursis pronunciada em 2014 contra ele se transforme em prisão, conforme solicitado pela administração penitenciária.

Hoje, a Promotoria russa disse apoiar o pedido de prisão, por considerá-lo "legal e justificado".

O tribunal pode determinar a prisão de Navalny por um período de dois anos e meio a três anos, já que parte da sentença foi cumprida em liberdade condicional.

O opositor russo enfrenta outros julgamentos, entre eles um por difamação marcado para a próxima sexta-feira.

Os partidários de Navalny foram convocados a irem às ruas nesta terça, em frente ao tribunal Simonovski de Moscou, onde o opositor será julgado.