Topo

Esse conteúdo é antigo

Nevasca atinge Grécia e deixa mortos

16.fev.2021 - Pessoas caminham nas ruas de Atenas cobertas por neve - Louisa Gouliamaki/AFP
16.fev.2021 - Pessoas caminham nas ruas de Atenas cobertas por neve Imagem: Louisa Gouliamaki/AFP

16/02/2021 10h35

Duas pessoas morreram na Grécia na terça-feira quando uma forte nevasca que não é vista há anos e ventos fortes atingiram o país, interrompendo o transporte rodoviário e marítimo.

A onda de frio —apelidada de "Medéia", em homenagem à mítica feiticeira grega dos Argonautas— teve uma temperatura de menos 19 graus Celsius na cidade de Florina, no noroeste.

Na ilha de Evia, perto de Atenas, um octogenário com problemas respiratórios morreu depois que uma ambulância não conseguiu chegar a sua casa a tempo de consertar seu aparelho respiratório.

Em Creta, um criador de gado na casa dos 60 anos foi encontrado morto na neve do lado de fora de seu celeiro na vila de Kaminaki, no leste da ilha.

O raro fenômeno levou as autoridades a cancelar todas as vacinações contra o coronavírus planejadas na capital para o dia.

Evia, a segunda maior ilha da Grécia, está sem energia há dois dias, e a queda de árvores causou interrupções locais em algumas partes da área da grande Atenas.

"Nossa grande preocupação é a rede elétrica", disse o primeiro-ministro Kyriakos Mitsotakis após uma reunião de emergência do gabinete. "Precisamos de paciência para resolver este problema que é verdadeiramente excepcional."

As condições climáticas também geraram preocupação sobre as condições para milhares de pessoas que vivem em campos de imigrantes em todo o país.

As autoridades fecharam a principal rodovia entre Atenas e a segunda cidade da Grécia, Thessaloniki, na noite de segunda-feira, para evitar bloqueios no tráfego, enquanto ventos de até 100 quilômetros por hora interromperam o transporte entre o continente grego e as ilhas do mar Egeu.

A Acrópole em Atenas ficou coberta de neve. "É bom para o moral depois de todo esse confinamento. Estamos muito feliz por estar ao ar livre, sem máscaras", disse o funcionário municipal Vangelis Gerantonis, 38, à AFP

A neve incomum que caiu durante a maior parte do dia de segunda-feira atrapalhou o tráfego no centro da cidade na terça-feira, bem como nos subúrbios ao norte. A previsão é de que o tempo melhore a partir de quarta-feira.