Topo

Esse conteúdo é antigo

Negociadores não chegam a acordo sobre nova trégua no leste da Ucrânia

Desde o início do ano, os confrontos entre as forças ucranianas e os separatistas aumentaram - AFP
Desde o início do ano, os confrontos entre as forças ucranianas e os separatistas aumentaram Imagem: AFP

Em Kiev

29/04/2021 10h20

Os negociadores ucranianos, russos e separatistas não conseguiram concretizar uma trégua no leste da Ucrânia devido à aproximação da Páscoa ortodoxa, anunciaram os mediadores da OSCE (Organização para a Segurança e Cooperação na Europa) hoje.

Infelizmente, "nenhum acordo foi concluído", disse a OSCE em um comunicado.

O porta-voz da delegação ucraniana, Oleksi Arestovich, citado pela agência de notícias Interfax-Ucrania, destacou que as discussões foram "construtivas" e que "as consultas vão continuar".

Considerados como padrinhos militares dos separatistas, os russos culpam Kiev por ter "bloqueado suas propostas sobre mecanismos para prevenir violações à trégua", por meio de seu representante Boris Gryzlov.

Desde o início do ano, os confrontos entre as forças ucranianas e os separatistas aumentaram após uma trégua amplamente respeitada durante a segunda metade de 2020.

Cerca de trinta soldados ucranianos morreram desde 1º de janeiro, contra 50 no total em 2020. Nesta quinta-feira, um militar ficou ferido de acordo com o exército ucraniano. Os separatistas informaram a perda de cerca de 20 combatentes desde janeiro.

Paralelamente, as tensões aumentaram com Moscou, que enviou oficialmente em manobras até 100 mil soldados nas últimas semanas, perto de suas fronteiras com a Ucrânia e na anexada península da Crimeia.

A Rússia anunciou na semana passada a retirada de suas tropas das áreas fronteiriças, mas a tensão na linha de frente não diminuiu, de acordo com a Ucrânia e a OSCE.

"Não vejo que esta retirada tenha ajudado a melhorar a situação. Na verdade, eliminou os riscos de expansão da guerra", disse à AFP uma fonte próxima à Presidência ucraniana.

A guerra no leste da Ucrânia provocou mais de 13 mil mortes desde 2014.