PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
10 meses

Negociações da COP15 sobre biodiversidade são retomadas

23/08/2021 11h24

Paris, 23 Ago 2021 (AFP) - As delegações dos países-membros do Convênio da ONU sobre a Diversidade Biológica, reuniram-se em modo virtual, nesta segunda-feira (23), seguindo até 3 de setembro, para a preparação da COP15.

O evento foi adiado de outubro de 2020 para abril de 2022 por causa da pandemia.

Os participantes buscam concluir um projeto de texto apresentado em julho e que será discutido durante a reunião prevista para acontecer na China, no ano que vem.

O plano busca "viver em harmonia com a natureza", até 2050, estabelecendo metas intermediárias para 2030.

As reuniões on-line iniciadas nesta segunda-feira, as primeiras desde a publicação do texto, vão-se limitar a três horas diárias.

"Deveríamos ouvir declarações gerais sobre o que as diferentes partes pensam deste rascunho do texto", comentou Georgina Chandler, da Real Sociedade para a Proteção das Aves.

É "um passo na boa direção, mas não é suficientemente ambicioso", disse à AFP a vice-presidente da ONG Wildlife Conservation Society, Susan Lieberman.

A COP15 é uma reunião internacional considerada crucial para proteger a natureza. Começará com uma cúpula virtual de 11 a 15 de outubro que deve culminar em uma "Declaração de Kunming".

"A qualidade desta declaração será um teste para a China", que assumirá oficialmente a presidência da COP15, afirmou Li Shuo, do Greenpeace, em entrevista coletiva virtual.

As negociações propriamente ditas, de forma presencial, serão em Kunming, na China, de 25 de abril a 8 de maio.

laf/rh/shu/tjc/zm/tt