Topo

Esse conteúdo é antigo

EUA pedem que seus cidadãos deixem a Etiópia 'o mais breve possível'

Estados Unidos pediram hoje que os cidadãos americanos que se encontram na Etiópia deixem o país sem demora - Brendan Smialowski/AFP
Estados Unidos pediram hoje que os cidadãos americanos que se encontram na Etiópia deixem o país sem demora Imagem: Brendan Smialowski/AFP

05/11/2021 13h31Atualizada em 05/11/2021 14h42

Os Estados Unidos pediram hoje que os cidadãos americanos que se encontram na Etiópia deixem o país sem demora, enquanto aumentam os temores de que os combatentes rebeldes da região do Tigré avancem até a capital Adis Abeba.

"O entorno de segurança na Etiópia é muito instável. Aconselhamos os cidadãos americanos que estão na Etiópia a deixarem o país o mais breve possível", afirmou a embaixada dos EUA no país africano em um comunicado.

Esta advertência vai além de outra feita no início desta semana, na qual o Departamento de Estado recomendava aos americanos que evitassem viajar à Etiópia e, para os que já estavam ali, que considerassem sair do país.

Nove grupos rebeldes etíopes anunciaram nesta sexta-feira (5), em Washington, a criação de uma aliança contra o governo do primeiro-ministro Abiy Ahmed, em uma "frente unida" liderada por combatentes da Frente Popular de Libertação do Tigré (TPLF), que ameaçam marchar sobre a capital Adis Abeba.