Topo

Esse conteúdo é antigo

Merkel pede intervenção de Putin na crise migratória de Belarus

Chanceler considerou "inaceitável a instrumentalização dos migrantes" na fronteira entre Polônia e Belarus - John Macdougall e Yuri Kadobnov/AFP
Chanceler considerou "inaceitável a instrumentalização dos migrantes" na fronteira entre Polônia e Belarus Imagem: John Macdougall e Yuri Kadobnov/AFP

Em Berlim

10/11/2021 08h26

A chanceler alemã Angela Merkel pediu ao presidente russo Vladimir Putin uma ação contra a "instrumentalização dos migrantes por parte do governo de Belarus", afirmou o porta-voz da chefe de Governo, Steffen Seibert.

Durante uma conversa telefônica, a chanceler considerou "inaceitável a instrumentalização dos migrantes" na fronteira entre Polônia e Belarus, onde milhares deles estão bloqueados, segundo uma mensagem no Twitter do porta-voz.

Milhares de migrantes que tentam entrar na Polônia estão bloqueados na fronteira com Belarus em um clima de frio intenso.

Os dois países mobilizam tropas na fronteira, o que provoca o temor de uma escalada.

Durante meses, os europeus acusaram Minsk de expedir deliberadamente vistos de trânsito para estas pessoas, principalmente do Oriente Médio, para desestabilizar a União Europeia.