Parlamento da Polônia autoriza construção de muro na fronteira com Belarus
VARSOVIA, 30 OUT (ANSA) - O Parlamento da Polônia aprovou nesta sexta-feira (29) a construção de um muro na fronteira com Belarus, na tentativa de conter a chegada crescente de migrantes que tentam entrar na União Europeia (UE) pelo país.
O custo da barreira com sensores de movimento, que se estenderá por 110 quilômetros ao longo da fronteira oriental da UE, está estimado em 353 milhões de euros.
Agora, a proposta precisa da aprovação do presidente polonês, Andrzej Duda, que anunciou que assinaria o projeto assim que recebesse aval do Parlamento.
No último dia 14 de outubro, os parlamentares poloneses já haviam aprovado uma emenda que permite rejeitar os migrantes na fronteira e ignorar as solicitações de asilo apresentadas por quem entrar ilegalmente no país.
Milhares de migrantes, a maioria do Oriente Médio, cruzaram ou tentaram atravessar a fronteira entre Belarus e a União Europeia (UE), através de Lituânia, Letônia e Polônia, nos últimos meses.
A crise entre Polônia e Belarus se estende cada vez mais, com o bloqueio de migrantes estrangeiros e a troca de acusações sobre quem deveria cuidar das pessoas. Os poloneses fazem parte do grupo chamado Visègrad que, ao lado de Hungria, República Tcheca e Eslováquia, se opõem com veemência à redistribuição de migrantes que chegam à União Europeia. (ANSA)
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.