Separatistas pró-russos matam soldado ucraniano no leste da Ucrânia
Um soldado ucraniano foi morto nesta sexta-feira (19) por separatistas pró-russos no leste da Ucrânia, informou o exército do país, em meio a tensões geopolíticas nas fronteiras desta ex-república soviética.
A Ucrânia está em guerra contra os separatistas pró-russos desde 2014. O conflito, que eclodiu logo depois que Moscou anexou a Crimeia, já matou mais de 13.000 até o momento.
Em um comunicado publicado no Facebook, o exército ucraniano acusou os separatistas de terem disparado contra as forças armadas do governo.
"Um soldado foi ferido e morreu", detalha o comunicado.
A Ucrânia informou na quinta-feira que deseja adquirir armas "defensivas" de países ocidentais devido à "agressividade" da Rússia em suas fronteiras, segundo o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba.
Meses atrás, a Rússia conduziu exercícios militares perto da Ucrânia, aumentando o temor de uma invasão.
Desde a anexação da Crimeia em 2014, a situação é muito tensa na região.
Há mais de sete anos, o governo ucraniano trava o conflito no leste da Ucrânia contra grupos separatistas que são apoiados militarmente pela Rússia.
Moscou alertou repetidamente o Ocidente sobre seu apoio a Kiev. Também observou que o aumento da presença da Otan no leste europeu é visto como um sinal de uma política hostil em relação à Rússia.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.