Topo

Esse conteúdo é antigo

Separatistas pró-russos matam soldado ucraniano no leste da Ucrânia

9.abr.2021 - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na linha de frente com separatistas apoiados pela Rússia na região de Mariupol - 9.abr.2021 - AFP
9.abr.2021 - O presidente da Ucrânia, Volodymyr Zelensky, na linha de frente com separatistas apoiados pela Rússia na região de Mariupol Imagem: 9.abr.2021 - AFP

19/11/2021 12h40

Um soldado ucraniano foi morto nesta sexta-feira (19) por separatistas pró-russos no leste da Ucrânia, informou o exército do país, em meio a tensões geopolíticas nas fronteiras desta ex-república soviética.

A Ucrânia está em guerra contra os separatistas pró-russos desde 2014. O conflito, que eclodiu logo depois que Moscou anexou a Crimeia, já matou mais de 13.000 até o momento.

Em um comunicado publicado no Facebook, o exército ucraniano acusou os separatistas de terem disparado contra as forças armadas do governo.

"Um soldado foi ferido e morreu", detalha o comunicado.

A Ucrânia informou na quinta-feira que deseja adquirir armas "defensivas" de países ocidentais devido à "agressividade" da Rússia em suas fronteiras, segundo o ministro das Relações Exteriores, Dmytro Kuleba.

Meses atrás, a Rússia conduziu exercícios militares perto da Ucrânia, aumentando o temor de uma invasão.

Desde a anexação da Crimeia em 2014, a situação é muito tensa na região.

Há mais de sete anos, o governo ucraniano trava o conflito no leste da Ucrânia contra grupos separatistas que são apoiados militarmente pela Rússia.

Moscou alertou repetidamente o Ocidente sobre seu apoio a Kiev. Também observou que o aumento da presença da Otan no leste europeu é visto como um sinal de uma política hostil em relação à Rússia.