Comissão Europeia adverte Rússia sobre adotar medidas contra país por ameaças à Ucrânia
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, alertou a Rússia nesta terça-feira (7) que o bloco está disposto a ampliar as sanções e adotar outras "medidas restritivas" diante de ataques ou ameaças à Ucrânia.
Em tal cenário, o bloco responderia "aumentando e expandindo os regimes de sanções existentes. E, além disso, estamos dispostos a tomar medidas restritivas adicionais", disse Von der Leyen.
Ela, porém, não ofereceu detalhes sobre a natureza dessas possíveis medidas "restritivas".
A alemã reforçou o "apoio total e inabalável da UE à Ucrânia em face desta agressão contra sua integridade territorial e soberania".
Em um discurso antes de uma reunião de embaixadores, Von der Leyen também condenou a "tentativa flagrante da Rússia de intimidar o governo reformista da Moldávia", por meio da manipulação do fornecimento de gás "num momento de alta dos preços energéticos".
"Devemos proteger nossas sociedades e democracias desse tipo de jogo de poder geopolítico cínico", disse.
A fronteira entre a Ucrânia e a Rússia tornou-se na última semana uma fonte de tensão muito elevada devido à concentração militar russa em seu território ao longo da fronteira.
A Rússia, que anexou a península da Crimeia em 2014 e apoia os separatistas que lutam contra o governo ucraniano, negou veementemente que esteja planejando um ataque ou invasão e responsabiliza a UE e a Otan por alimentar as tensões.
A situação atingiu tal ponto que Vladimir Putin, presidente da Rússia, e Joe Biden, presidente dos Estados Unidos, têm agendada uma cúpula virtual para tentar diminuir as tensões.
O governo russo, porém, já anunciou que não espera nenhum "avanço" neste diálogo.
ahg/mb/mr
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.