EUA e Rússia irão dialogar sobre tensões na Ucrânia em 10 de janeiro
A Rússia confirmou hoje negociações com os Estados Unidos em 10 de janeiro em Genebra para, entre outros pontos, tentar reduzir as tensões sobre a Ucrânia.
"10 de janeiro será o principal dia das consultas bilaterais Rússia-EUA", declarou o vice-ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Riabkov, à agência de notícias Tass. Ele disse que não espera um acordo "em apenas um dia".
Riabkov confirmou desta maneira o anúncio do porta-voz da Segurança Nacional dos Estados Unidos à AFP na segunda-feira.
A reunião bilateral em 10 de janeiro acontecerá no âmbito do diálogo estratégico de segurança iniciado pelos presidentes Joe Biden e Vladimir Putin durante sua cúpula em Genebra em junho.
Embora esse formato tenha como objetivo principal renegociar os tratados de controle de armas nucleares pós-Guerra Fria, as discussões também giram em torno da situação na fronteira Rússia-Ucrânia, para onde Moscou enviou dezenas de milhares de soldados, indicou um alto funcionário do governo americano que pediu anonimato.
De acordo com a fonte americana, uma reunião entre Rússia e Otan pode acontecer em 12 de janeiro, seguida no dia 13 por um encontro entre Moscou e OSCE (Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa), que também é integrada pelos Estados Unidos, informou a fonte.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.