Aliança liderada pela Rússia envia primeiras tropas para Cazaquistão
Rússia e seus aliados anunciaram nesta quinta-feira (6) o envio do primeiro contingente de forças de paz para o Cazaquistão, há dias varrido por violentos distúrbios, com dezenas de mortos e mais de mil feridos, segundo a polícia.
"Uma força coletiva de manutenção de paz da Organização do Tratado de Segurança Coletiva (OTSC) foi enviada para o Cazaquistão por um período limitado para estabilizar e normalizar a situação", informou esta aliança militar em um comunicado divulgado no Telegram pela porta-voz da diplomacia russa, Maria Zakharova.
A porta-voz disse que esta força inclui militares de Rússia, Belarus, Armênia, Tadjiquistão e Quirguistão, os quais integram a OTSC junto com o Cazaquistão.
O comunicado não especifica quantos soldados seriam enviados, mas lembra que o contingente russo inclui membros da Força Aérea.
O principal objetivo dos soldados "será a proteção de importantes instalações estatais e militares e auxiliar as forças da lei e da ordem (...) na estabilização da situação", acrescentou o comunicado.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.