Topo

Esse conteúdo é antigo

OSCE vai evacuar 'temporariamente' sua missão de observadores na Ucrânia

24/02/2022 16h46

Viena, 24 Fev 2022 (AFP) - A Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) anunciou nesta quinta-feira (24) que vai evacuar temporariamente o pessoal estrangeiro de sua missão de observação na Ucrânia depois de a Rússia iniciar uma invasão ao país vizinho.

"Devido aos contínuos combates e à deterioração da situação na Ucrânia (...) decidi evacuar temporariamente todos os membros da missão internacional da Ucrânia o quanto antes", disse em um comunicado a Secretária Geral da OSCE, Helga Schmid, em alusão à delegação de observação que está no país desde 2014.

Schmid cumprimentou os observadores por seu trabalho, pois foram "nossos olhos e nossos ouvidos, imparciais, em todo o país" desde o início do conflito, em 2014.

"Esta decisão não foi tomada subitamente e a relocalização deve ser temporária", acrescentou a diplomata alemã.

Centenas de observadores procedentes de uma dezena de países estão bloqueados atualmente na Ucrânia, surpreendidos pela magnitude da operação militar russa.

Moscou deu luz verde à sua mobilização a partir de 2014 no âmbito das conclusões dos acordos de paz de Minsk, sob o guarda-chuva da Organização para a Segurança e a Cooperação na Europa (OSCE) e do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Presente em diferentes regiões do país, esta missão (que publica relatórios diários) era a única testemunha neutra na Ucrânia.

Vários países, como Estados Unidos e Grã-Bretanha, já tinham retirado seu pessoal por questões de segurança.

Organização com sede em Viena (a Áustria é um país neutro) a OSCE nasceu em plena Guerra Fria para favorecer o diálogo Oriente-Ocidente.

Conta com 57 membros, entre os quais estão tanto os países da Otan quanto os da órbita russa.

bg/anb/jv/an/mb/mvv