PUBLICIDADE
Topo

Conteúdo publicado há
1 mês

Equipes de resgate desencalham balsa na Indonésia com mais de 800 a bordo

19/05/2022 06h03

Maumere, Indonésia, 19 Mai 2022 (AFP) - Equipes de resgate indonésias conseguiram liberar nesta quinta-feira (19) uma balsa que transportava mais de 800 pessoas e encalhou em águas rasas na costa da província de Nusa Tenggara Oriental.

O "KM Sirimau" permaneceu quase três dias encalhado com 784 passageiros e 55 membros da tripulação a bordo depois de ficar preso na província mais ao sul do país.

Com muito esforço, o "KM Sirimau", que estava bloqueado, foi liberado às 12h00 (1h00 de Brasília) e segue atualmente para o porto de Lewoleba", disse o comandante da base naval local, Dwi Yoga.

A balsa passará por uma revisão no porto antes de prosseguir viagem até à localidade de Maumere, na ilha das Flores.

Como a embarcação não parecia ter vazamentos, as autoridades decidiram desencalhar a balsa sem retirar os passageiros.

Na manhã desta quinta-feira, unidades das Forças Armadas entraram na balsa com água e comida para os passageiros, que incluem idosos e crianças.

Os esforços para liberar a balsa tiveram êxito graças a um rebocador enviado pela empresa estatal de transporte marítimo PT Pelni.

Os operadores esperaram a maré subir para começar a rebocar o navio, explicou Yoga.

Os acidentes marítimos são comuns na Indonésia, um arquipélago de mais de 17.000 ilhas, onde as pessoas usam balsas e outras embarcações para viajar apesar da falta de medidas de segurança.

str-mrc/pc/mb/ap/mvv