Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Lituanos arrecadam mais de US$ 5 milhões para doar drone de combate à Ucrânia

Os drones Bayraktar são usados na guerra russa na Ucrânia - 4.mar.2022 - AFP
Os drones Bayraktar são usados na guerra russa na Ucrânia Imagem: 4.mar.2022 - AFP

29/05/2022 09h39

Os lituanos arrecadaram mais de 5 milhões de dólares durante uma coleta pública para comprar um drone militar e entregá-lo à Ucrânia, apoiando assim sua defesa contra a invasão russa.

O dinheiro necessário para comprar um drone turco Bayraktar TB2 foi arrecadado em três dias e meio durante uma coleta que terminou no sábado. A Lituânia tem 2,8 milhões de habitantes.

"Provavelmente é a primeira vez na história que os cidadãos de um Estado podem comprar e dar armas tão pesadas a outro Estado", disse o influenciador Andrius Tapinas, fundador do canal de televisão online local Laisves TV, que lançou a iniciativa.

A Laisves TV indicou que ia transferir o dinheiro arrecadado para o Ministério da Defesa da Lituânia, que por sua vez ficará encarregado de comprar o drone e as munições necessárias.

O ministro da Defesa, Arvydas Anusauskas, disse no domingo que seu vice viajará para a Turquia no início da próxima semana para assinar uma carta de intenção sobre a compra.

"Haverá muita papelada", alertou o ministro aos repórteres. Mas "esperamos uma boa recepção de todos", acrescentou.

Os drones de combate turcos que a Ucrânia adquiriu foram usados desde as primeiras horas da invasão russa e, segundo Kiev, provaram ser uma arma especialmente útil na luta contra as forças russas.