Topo

Guerra da Rússia-Ucrânia

Notícias do conflito entre Rússia e Ucrânia


Esse conteúdo é antigo

Governo dos EUA confirma morte de segundo americano na guerra da Ucrânia

Foguete não detonado na cidade de Lysychansk, na Ucrânia, onde continuam os ataques da Rússia - Oleksandr Ratushniak/Reuters
Foguete não detonado na cidade de Lysychansk, na Ucrânia, onde continuam os ataques da Rússia Imagem: Oleksandr Ratushniak/Reuters

21/06/2022 13h06Atualizada em 21/06/2022 13h39

Os Estados Unidos confirmaram nesta terça-feira (21) o segundo cidadão americano morto em combate lutando pela Ucrânia. Ainda alertaram sobre os riscos em meio a preocupações de outros dois cidadãos capturados lutando contra a invasão da Rússia.

O Departamento de Estado informou que Stephen Zabielski, de 52 anos, morreu na Ucrânia e estava prestando assistência consular a sua família. Um jornal no norte do estado de Nova York, onde Zabielski vivia, publicou um obituário que anunciava a morte no dia 15 de maio, "enquanto lutava na guerra na cidade de Dorozhnyank, na Ucrânia".

"Reafirmamos mais uma vez que os cidadãos americanos não devem viajar à Ucrânia devido o conflito armado em andamento e aos funcionários de segurança do governo russo que miram em cidadãos americanos na Ucrânia", apontou um porta-voz do Departamento de Estado.

O porta-voz pediu aos cidadãos americanos na Ucrânia que "saiam imediatamente se for seguro, utilizando qualquer opção de transporte terrestre comercial ou privado disponível".

Zabielski é o segundo americano que morre em combate na Ucrânia, desde o começo da invasão russa no final de fevereiro. O primeiro foi um ex-fuzileiro da Marinha, Willy Joseph Cancel, de 22 anos, no final de abril.