Passagem fronteiriça Turquia-Armênia é aberta pela 1ª vez em 35 anos após terremoto
Pela primeira vez em 35 anos, uma passagem foi aberta na fronteira entre Turquia e Armênia ? informou a agência oficial de notícias turca Anadolu, neste sábado (11), após o forte terremoto que deixou quase 25.000 mortes.
Cinco caminhões com ajuda para as vítimas do terremoto que atingiu Turquia e Síria na segunda-feira (6) cruzaram o posto de Alican, na província de Igdir, neste sábado, noticiou a Anadolu.
"A ajuda humanitária enviada pela Armênia cruzou a ponte de Margara na fronteira entre Armênia e Turquia e se dirige para as áreas afetadas pelo terremoto", tuitou o vice-ministro armênio das Relações Exteriores, Vahan Kostanayna, citado pela Anadolu.
Segundo a agência turca, esta passagem foi aberta pela última vez em 1988 para entregar ajuda à Arménia, após um terremoto que atingiu sua capital nacional, Erevan, deixando entre 25 mil e 30 mil mortos.
Divididos pela memória do genocídio armênio em 1915 e pelo conflito em Nagorno Karabagh, os dois países começaram a retomar os contatos em dezembro de 2021 com a nomeação de enviados especiais que discutiram, em Viena, a normalização das relações. Os voos comerciais foram retomados em fevereiro de 2022.
ach/oaa/es/meb/tt
© Agence France-Presse
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.