Topo

Esse conteúdo é antigo

Um dos chefes da máfia calabresa é preso na Itália

Pasquale Bonavota, de 49 anos, estava foragido desde novembro de 2018 e foi acusado de assassinato e associação com a máfia por juízes na Calábria. - Reprodução/Twitter
Pasquale Bonavota, de 49 anos, estava foragido desde novembro de 2018 e foi acusado de assassinato e associação com a máfia por juízes na Calábria. Imagem: Reprodução/Twitter

27/04/2023 13h41

Um dos líderes da temida máfia calabresa 'Ndrangheta, Pasquale Bonavota, foi preso nesta quinta-feira (27), anunciaram fontes policiais.

Bonavota, de 49 anos, foragido desde novembro de 2018 e acusado de assassinato e associação com a máfia por juízes na Calábria, sul da Itália, foi preso na cidade portuária de Gênova (norte), informou a força Carabinieri em nota.

O 'capo' do clã Bonavota, junto com dois irmãos, estava prestes a entrar em uma igreja quando foi detido pela polícia, com quem se identificou com documentos falsos.

O clã, com base logística na província calabresa de Vibo Valentia, se dedicava à lavagem de dinheiro, além do tráfico de drogas, por meio de investimentos em criptomoedas e operava em Roma e nas regiões do norte, Piemonte e Ligúria.

A 'Ndrangheta, considerada a máfia mais rica e poderosa da Itália, controla a entrada de cocaína na Europa.

Presente em mais de 40 países, o grupo se expandiu e agora usa empresas e 'laranjas' para investir lucros ilegais na economia formal.

Pasquale Bonavota fugiu após ser condenado por um tribunal à prisão perpétua por dois assassinatos cometidos em 2004 e 2014. A sentença havia sido anulada em 2021 pelo tribunal de apelações, enquanto ele estava foragido.

A prisão do mafioso ocorre três meses após a detenção do líder da máfia siciliana Matteo Messina Denaro, que estava foragido há 30 anos.