EUA anunciará na sexta novas sanções contra a Rússia pela morte de Navalny
Os Estados Unidos adotarão um pacote de "sanções" contra Moscou após a morte na prisão do opositor russo Alexei Navalny, anunciou a Casa Branca nesta terça-feira (20).
"Por iniciativa do presidente (Joe) Biden, na sexta-feira desta semana anunciaremos um importante pacote de sanções para responsabilizar a Rússia pelo que aconteceu com Navalny", disse o porta-voz do Conselho de Segurança Nacional, John Kirby, a jornalistas.
Segundo o conselheiro, as novas sanções também respondem a "todas as ações (de Moscou) que fazem parte desta guerra cruel e brutal que assola a Ucrânia há dois anos".
Na sexta-feira passada foi anunciada a morte de Navalny, de 47 anos, em uma prisão remota do Ártico, onde ele cumpria pena de 19 anos após sobreviver a uma tentativa de envenenamento em 2020 pela qual responsabilizou o Kremlin. Ele faleceu após passar três anos preso.
Segundo Kirby, "seja qual for a história que o governo russo decida contar ao mundo, está claro que o presidente Putin e seu governo são os responsáveis".
sct/st/erl/mar/aa/dd/mvv
© Agence France-Presse
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.