Conteúdo publicado há 26 dias

Terremoto de magnitude 5,9 atinge Taiwan e provoca réplicas

Uma série de tremores afetou Taiwan na noite desta segunda-feira (22), dos quais o mais forte alcançou uma magnitude de 5,9, com epicentro em Hualien, no leste da ilha, de acordo com a Agência Central de Meteorologia.

Em 3 de abril, Taiwan foi atingido por um terremoto de magnitude 7,4 que deixou pelo menos 17 mortos e mais de 1.100 feridos, com epicentro precisamente em Hualien. 

O primeiro tremor desta segunda-feira, de magnitude 5,5, ocorreu às 17h08 (06h08 no horário de Brasília), segundo a agência, e foi sentido na capital Taipei. 

Seguiu-se uma série de réplicas e, segundo jornalistas da AFP, os movimentos mais fortes ocorreram por volta das 22h15 (11h15 no horário de Brasília). 

De acordo com a Agência Central de Meteorologia, o terremoto teve magnitude de 5,9 e ocorreu a uma profundidade de 8,6 quilômetros. O Serviço Geológico dos Estados Unidos informou que a magnitude foi de 5,8. 

O serviço de bombeiros de Hualien disse ter enviado equipes ao local para avaliar os danos. 

"Continuaremos monitorando a situação e informando em tempo hábil", afirmou.

Os terremotos são comuns em Taiwan, já que a ilha está localizada perto da junção de duas placas tectônicas. 

Após o terremoto de 3 de abril, centenas de tremores secundários foram registrados. Esse terremoto foi o mais forte em Taiwan desde o de magnitude 7,6 que atingiu a ilha em setembro de 1999 e deixou 2.400 mortos.

Continua após a publicidade