Ataques russos na cidade ucraniana de Kharkiv deixam um morto e nove feridos

Uma pessoa morreu e nove ficaram feridas nesta terça-feira (30) em ataques russos contra Kharkiv, a segunda maior cidade da Ucrânia, alvo militar das forças de Moscou, anunciaram as autoridades locais em um balanço atualizado.

A empresa que administra o sistema de ferrovias da Ucrânia, Ukrzaliznitsia, denunciou um ataque "direcionado" contra sua rede.

A Rússia intensificou recentemente os ataques contra as ferrovias ucranianas, essenciais para o comércio, o transporte de civis e o abastecimento militar.

O governador da região de Kharkiv, Oleg Synegobov, informou que as forças russas atacaram a cidade do nordeste da Ucrânia com "bombas aéreas teleguiadas".

Um civil morreu, anunciou, ao revisar o balanço inicial de duas vítimas fatais. O número de feridos subiu para nove.

A empresa Ukrzaliznitsia afirmou que o falecido - um homem de 24 anos, que deixa um filho - e um dos feridos eram funcionários do grupo. 

"Este foi um novo ataque direcionado pelo inimigo contra a infraestrutura ferroviária civil", denunciou em um comunicado.

Ao atacar as ferrovias, a Rússia tenta "paralisar" o abastecimento militar, em particular de equipamentos ocidentais, visando uma nova ofensiva, disse uma fonte das forças de segurança ucranianas à AFP na sexta-feira.

A Ucrânia enfrentou muitas dificuldades na frente de batalha nos últimos meses e teme que Moscou inicie uma grande ofensiva nas próximas semanas. 

Continua após a publicidade

A infraestrutura ferroviária é vital na Ucrânia, pois desde o início da invasão russa, em fevereiro de 2022, o tráfego aéreo civil está paralisado.

bur-led/alf/pc/zm/fp

© Agence France-Presse

Deixe seu comentário

Só para assinantes