Ucrânia diz que assumiu controle de cidade russa de 5.000 habitantes
O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky, afirmou nesta quinta-feira (15) que as forças do país assumiram o controle da cidade russa de Sudzha, na região de Kursk, cenário de uma ofensiva sem precedentes das forças de Kiev desde há mais de uma semana.
O Exército "relatou a libertação completa da cidade de Sudzha dos militares russos", anunciou Zelensky no Telegram. A cidade de 5.500 habitantes é a maior em que as forças ucranianas entraram em sua ofensiva na região de Kursk.
O ministro do Interior ucraniano, Igor Klymenko, garantiu que a Ucrânia pretende criar "uma zona tampão" na região de Kursk para proteger a população dos bombardeios russos. Uma administração militar "para manter a lei e a ordem e atender às necessidades prioritárias da população nos territórios controlados" também foi estabelecida.
A estrutura será responsável pelas questões diárias e logísticas do Exército, assim como por garantir a segurança de uma determinada área.
Rússia diz que recuperou aldeia na região
O Exército russo afirmou ter recuperado o controle da aldeia de Krupets, também na região fronteiriça de Kursk. É a primeira vez desde 6 de agosto que os russos anunciam a recuperação de uma localidade das mãos ucranianas.
A Rússia também anunciou o envio de forças adicionais à região de Belgorod, na fronteira com a Ucrânia. "A reunião [...] permitiu discutir novas medidas para garantir a integridade e a inviolabilidade do território, assim como a proteção da população e das infraestruturas na região de Belgorod contra ataques de formações militares" do exército ucraniano, disse o ministro da Defesa, Andrei Belousov, no Telegram.
Deixe seu comentário