Conteúdo publicado há 22 dias

Rússia reivindica a tomada da cidade de Nova York, na região leste da Ucrânia

As forças russas anunciaram nesta terça-feira (20) que tomaram o município de Nova York, na região leste da Ucrânia, no momento em que Moscou está sob pressão do contra-ataque de Kiev em seu território.

O Ministério da Defesa afirmou que as suas tropas capturaram "um dos maiores assentamentos da aglomeração de Toretsk e o núcleo logístico estrategicamente importante (de) Novgordoskoye", o nome anterior da cidade ucraniana, que fica na região de Donetsk.

A localidade de Nova York, onde os colonos alemães se estabeleceram no século 19, teve este nome até 1951, quando as autoridades soviéticas, em plena Guerra Fria, alteraram o nome para Novgorodskoye.

A cidade recuperou o topônimo de Nova York no verão de 2021, sob pressão de ativistas ucranianos. Fica a 6 km em linha reta ao sul da cidade de Toretsk, em grande parte destruída e que também é alvo de uma ofensiva russa há semanas.

O epicentro dos combates continua sendo o leste da Ucrânia, onde as tropas russas, mais numerosas e melhor equipadas, avançam progressivamente.

O presidente russo, Vladimir Putin, considera a captura do Donbass, que inclui as regiões ucranianas de Donetsk e Lugansk, uma prioridade.

Deixe seu comentário

Só para assinantes