'Assunto não está encerrado', diz Macron sobre acordo UE-Mercosul
O presidente francês, Emmanuel Macron, garantiu nesta segunda-feira (6) que "o assunto não está encerrado", referindo-se à conclusão do controverso acordo comercial entre a União Europeia e os países do Mercosul.
"O assunto não está encerrado [...]. Continuaremos defendendo com força a coerência dos nossos compromissos", insistiu perante os embaixadores franceses reunidos no Eliseu.
A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, anunciou em 6 de dezembro a conclusão das negociações sobre esse acordo, que ainda deve ser ratificado.
"É apenas uma assinatura", insistiu o chefe do Estado.
Macron lembrou que, em 2019, ele já havia testemunhado o endosso de tal acordo na cúpula do G20 em Osaka, que foi então "descartado porque as mesmas pessoas que o assinaram não respeitaram o que haviam dito que fariam".
O polêmico tratado permitiria à UE, que já é o maior parceiro comercial do Mercosul (Argentina, Brasil, Uruguai, Paraguai e Bolívia), exportar mais facilmente seus carros, máquinas e produtos farmacêuticos.
E do outro lado, permitiria aos países sul-americanos incluídos no acordo (Argentina, Brasil, Uruguai e Paraguai) venderem para Europa produtos como carne, açúcar, mel, arroz, soja, etc.
A França, principal opositora ao tratado, o considera "inaceitável" e estima que os agricultores do Mercosul devem respeitar as normas ambientais e sanitárias em vigor na UE para evitar concorrência desleal.
fff-vl/hr/pta/meb-bc/zm/dd/aa
© Agence France-Presse
Deixe seu comentário
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.