Topo

RJ: Polícia Federal faz operação contra desvios de R$ 9 mi do SUS em Magé

Investigação aponta irregularidades no processo de contratação de um laboratório -
Investigação aponta irregularidades no processo de contratação de um laboratório

24/09/2020 07h25

A PF (Polícia Federal) cumpre hoje dois mandados de prisão temporária e sete mandados de busca e apreensão contra suspeitos de desviar R$ 9 milhões em recursos públicos do SUS (Sistema Único de Saúde) na cidade de Magé (RJ), na Baixada Fluminense. O conjunto de ações foi batizado de Operação Garrote, em alusão ao fim da sangria dos cofres públicos na saúde.

De acordo com a PF, investigações iniciadas em junho deste ano encontraram indícios de fraudes na contratação de um laboratório da cidade, que fica na região metropolitana do Rio.

Ainda segundo a corporação, foram identificadas irregularidades no processo de contratação do laboratório, como o direcionamento da escolha de empresa específica, fraudes no processo de chamamento público e na execução do contrato.

A investigação encontrou indícios da participação de pessoas ligadas à Secretaria de Saúde de Magé e de um vereador do município, que seria o proprietário do laboratório beneficiado no esquema.

Na operação são investigados os crimes de dispensa ilegal de licitação, fraude em licitação, peculato, falsidade ideológica e organização criminosa.