Tubarão é resgatado de aquário particular no interior de São Paulo

A equipe do Aquário de Ubatuba resgatou um Tubarão-Lixa que vivia num aquário privado em Ribeirão Preto, interior de São Paulo. A operação durou 30 horas e contou com o apoio de biólogos e veterinários. "Trata-se de uma fêmea jovem", disse a veterinária responsável Veronica Takatsuka. Ela ainda afirmou que, durante o transporte do tubarão foram feitas algumas paradas para verificar as condições de saúde do animal e a oxigenação da água.

Por ser uma operação delicada, antes de tocar o animal e levá-lo ao caminhão, a equipe comandada pelo biólogo Leandro Santos realizou uma simulação simulou o resgate com um membro da equipe.

O resgate aconteceu a partir da ligação do proprietário do animal que reconheceu a falha e solicitou ajuda dos órgãos responsáveis.

Apesar de parecer uma situação inusitada, resgates deste tipo são mais comuns do que aparentam. "Já perdemos a conta de quantos resgates realizamos ao longo desses 21 anos de atuação. É muito importante ressaltar que o ambiente doméstico não proporciona os cuidados necessários que os animais silvestres exigem para viver longe de seu habitat natural", disse Hugo Gallo, diretor do Aquário de Ubatuba.

Receba notícias do UOL. É grátis!

Facebook Messenger

As principais notícias do dia pelo chatbot do UOL para o Facebook Messenger

Começar agora

Newsletter UOL

Receba por e-mail as principais notícias, de manhã e de noite, sem pagar nada. É só deixar seu e-mail e pronto!

UOL Cursos Online

Todos os cursos