Topo

Paciente diz ter sido operada do joelho errado em Juiz de Fora (MG)

Paciente diz que foi internada para operar o joelho esquerdo, mas saiu com o direito operado - Getty Images
Paciente diz que foi internada para operar o joelho esquerdo, mas saiu com o direito operado Imagem: Getty Images

Rene Moreira, especial para O Estado

16/01/2019 21h06

Uma manicure de 49 anos diz que teve o joelho errado operado nesta terça-feira (15) no hospital da Universidade Federal de Juiz de Fora (MG). Maria Aparecida Vale contou que foi internada para uma cirurgia no joelho esquerdo, mas o médico teria operado o direito.

Segundo ela, após notarem o erro, ele operou também o esquerdo. Assim, ao final da internação, os dois joelhos estavam enfaixados e tinham passado por procedimento cirúrgico. Foi assim, que ela obteve alta e deixou o hospital na manhã desta quarta-feira (16).

O erro teria acontecido mesmo com a sinalização por uma marca feita pela enfermeira. "Como estava sedada, só vi a cirurgia errada quando acabou o efeito da anestesia", explicou sobre o primeiro procedimento. Ela chamou o médico e o avisou e, em seguida, passou pela outra operação.

A cirurgia foi realizada após oito meses na fila de espera e a família pretende agora processar o hospital. Uma advogada já foi contratada e informou que a ação, para obter indenização por danos morais e materiais, relatará a demora na realização do procedimento e o erro.

Investigação

O Hospital Universitário, que tem como gestora a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), diz que o caso está sendo apurado. A Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) informou ter cobrado da superintendência do hospital a "apuração rigorosa" da denúncia.