Topo

Censo: Bolsonaro volta atrás e sanciona lei que inclui pergunta sobre autistas

Sem verba e contratação, IBGE volta a dizer que Censo de 2020 está ameaçado - Reprodução
Sem verba e contratação, IBGE volta a dizer que Censo de 2020 está ameaçado Imagem: Reprodução

Julia Lindner e Anne Warth

Brasília

18/07/2019 17h03

O presidente Jair Bolsonaro voltou atrás e sancionou, nesta quinta-feira, 18, a proposta obriga a inclusão de informações sobre pessoas com autismo no Censo 2020. Mais cedo, ao conversar com jornalistas, o presidente disse que, caso vetasse o texto, iria "levar pancada" de todo mundo.

"Atendendo à necessidade da comunidade autista no Brasil e reconhecendo a importância do tema, sancionamos hoje a Lei 13.861/2019 que inclui dados específicos sobre autismo no Censo do IBGE. Uma boa tarde a todos!", anunciou Bolsonaro no Twitter.

Pela manhã, Bolsonaro também questionou a efetividade da inclusão da pergunta sobre autistas no Censo. "A pessoa que vai fazer o Censo, qual é o preparo dela para dizer se essa é autista ou não? Vai acreditar ou não no pai? Confio em todo mundo, pelo o amor de Deus. Mas a partir do momento que se vislumbra essa possibilidade, vai ter gente que vai responder que sim", disse.

O projeto de lei aprovado no início do mês pelo Senado deixou o presidente numa saia justa, já que o Censo foi alvo de corte da equipe econômica, obrigando o IBGE a reduzir o questionário básico - de 34 para 25 - e do questionário completo - de 112 para 76. Como os formulários já foram validados, a avaliação de técnicos era de que não havia outra alternativa a não ser o veto.

Na semana passada, Bolsonaro compartilhou um vídeo da presidente do IBGE, Susana Cordeiro Guerra, no qual ela defende que eventuais questionamentos sobre autistas devem ser incluídos na Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD), e não no Censo. Essa seria a justificativa técnica para o veto presidencial, segundo apurou o Broadcast Político.

Hoje, no entanto, Bolsonaro sancionou a proposta ao lado do apresentador Marcos Mion, que participou de uma campanha nas redes sociais pela inclusão da pergunta sobre autistas no Censo 2020, e da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que tem a inclusão de pessoas com deficiência como uma das principais bandeiras.

No Instagram, Mion compartilhou um vídeo do momento da assinatura, no Palácio do Planalto. Ele escreveu que veio a Brasília considerando que a sanção era uma "causa perdida" e que o governo ia "usar a sua imagem para amenizar a decisão de não incluir o autismo no Censo".

"Após quatro horas de reunião e muita discussão para todos os lados, com grandes imputs do Ministro da Saúde, (Luiz Henrique) Mandetta, da Priscila (Roberta Gaspar de Oliveira), da Secretaria da Pessoa com Deficiência, e da Susana, presidente do IBGE, além de todos os assessores, com uma atitude surpreendente o presidente Jair Bolsonaro sancionou a lei", contou o apresentador na rede social. Mion também destacou que sem a primeira-dama "nada seria possível".

View this post on Instagram

Se hoje o autismo teve uma vitoria, foi principalmente por causa desta mulher que tem um coração enorme: @michellebolsonaro 👏🏼👏🏼 . Partiu dela o contato comigo para entender melhor sobre o autismo no Brasil. Me ouviu por horas e rapidamente convocou uma audiência para tratarmos sobre a questão do momento: a inclusão de dados sobre autismo no Censo2020. Pensa que não temos nenhum número oficial até hoje de quantos autistas existem no país e nem onde estão! . Para surpresa de todos, depois de 2 horas de reunião (de um total de mais de 4 horas!), o @jairmessiasbolsonaro soube da audiência e pediu para ser transferida para seu gabinete pois ele queria participar. . Toca todo mundo pra van pra ir do Ministério da Cidadania pro Palácio. Kkkk! . Depois de dar a entender que vetaria a lei através das redes sociais, para surpresa de todos o presidente me deu a palavra para entender por que eu estava lá e perguntou o que o povo queria. . - "O povo quer o Censo, presidente". . Foram 2 horas com muito cabo de guerra e mesmo não sendo a minha opinião pessoal eu prometi que ia representar a minha comunidade autista. A vontade da maioria. As milhares de famílias invisíveis! Então frisei que eu queria o Censo em nome de todos que batalham pela causa há décadas! Movimentos como o MOAB, o Capricha na Inclusão, a ABRAÇA, além da de pessoas incríveis como minha querida mentora no autismo @fatimadekwant e @berenicepiana , além da Deputada autora da lei, a @carmenzanotto_deputada - longe de ser uma vitória minha! Deus só me escalou pra ter o dom da palavra naquele momento para reverter uma causa perdida. . Pra quem tem fé, o impossível é questão de tempo. Pra quem tem Deus não existem causas perdidas! Em nome da vontade da comunidade autista o @jairmessiasbolsonaro sancionou a lei ali mesmo na hora! Ainda pediram pra ele esperar até dia 26 e ele questionou "Pra que? Pra ter dor de cabeça até lá? Essa questão já está decidida". 😳Assim. Na hora! Que vitória para o autismo! . Não tenho palavras pra descrever o que sinto hoje. É maior que missão, é um propósito! Deus me colocou ali pra representar a todos e eu só posso dar toda honra e toda glória à Ele, Jesus! MEU PARTIDO É O AUTISMO💙

A post shared by Marcos Mion (@marcosmion) on

No vídeo, o presidente parabenizou Mion por "sua luta" e disse que "algumas divergências sempre vão ter". "Como um Norte, é um primeiro passo. Haverá com toda certeza outras formas de reconhecer, por parte do poder público, essas pessoas. Havendo condições, faremos de tudo", declarou Bolsonaro.