Witzel anuncia volta 'quase total' da economia do Rio em outubro
O governador do Rio de Janeiro, Wilson Witzel (PSC), anunciou hoje que a economia do estado voltará à normalidade no quarto trimestre do ano se a pandemia do novo coronavírus continuar a cair no ritmo atual. A previsão projeta a volta à normalidade a partir de outubro — até lá, provavelmente, continuariam a ocorrer restrições parciais, por setor e horário, por exemplo.
"Se a curva de contágio continuar em queda nos próximos meses, projetamos uma retomada quase total da atividade econômica no estado já no último trimestre do ano", postou o governador no Twitter.
Witzel publicou no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira decreto em que autoriza a reabertura gradual de novos setores do comércio, como academias de ginástica e salões de beleza, desde que sejam respeitados protocolos e medidas de segurança. O texto prorroga até 5 de agosto algumas medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia no estado.
O texto também autoriza atividades culturais ao ar livre nas regiões metropolitana, baixada litorânea e noroeste, respeitada a distância mínima de um metro entre as pessoas; atividades esportivas coletivas ao ar livre; e abertura de lojas de comércio de rua, incluindo galerias, exclusivamente no horário das 9h às 19h, até o limite de 50% de sua capacidade total. O decreto libera ainda a abertura das unidades do Rio Poupa Tempo e do Detran.
Atualmente, as regiões metropolitana I, metropolitana II, baixadas litorâneas e noroeste estão na bandeira de cor amarela — ou seja, apresentam nível de risco baixo. O resto do Rio de Janeiro está na cor laranja, símbolo de risco moderado.
A nota técnica é emitida quinzenalmente, com atualização e detalhamento dos indicadores do Painel Covid, que fundamenta a adoção de ações em relação à flexibilização ou restrição de atividades econômicas e sociais, no Diário Oficial do Estado.
"Estamos retomando a economia fluminense de forma segura e gradual, nos baseando em dados epidemiológicos da Secretaria de Saúde", disse o governador, segundo nota oficial. "O isolamento social ajudou a salvar mais de 80 mil vidas, de acordo com projeções."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.