PUBLICIDADE
Topo

Política

'Itamaraty está muito ideológico; não é bom e não é da tradição', diz FHC

FHC citou como exemplo a relação do Brasil e a China, que mudou sob a gestão de Ernesto Araújo - Tânia Rêgo/Agência Brasil
FHC citou como exemplo a relação do Brasil e a China, que mudou sob a gestão de Ernesto Araújo Imagem: Tânia Rêgo/Agência Brasil

Pedro Caramuru e Anne Warth

São Paulo

27/08/2020 13h37Atualizada em 27/08/2020 16h40

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) afirmou ter uma enorme decepção com o Ministério das Relações Exteriores e vê com preocupação a adesão ideológica da pasta.

"O Itamaraty está muito ideológico. Não é bom nem é da tradição. A tradição do Itamaraty é mais realista", afirmou, citando, entre outros pontos, a relação do país com a China.

O ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, ligado à ala ideológica do governo, tem deixado clara a sua posição nas redes sociais contrária à China e alinhada aos Estados Unidos. Sobre a pandemia do novo coronavírus — ao qual ele se referiu como "comunavírus" — Araújo disse haver um plano para implantar o comunismo em organismos internacionais.

Segundo FHC, em evento promovido pelo Fórum Empresarial Lide, "o momento não é de ideologias, é de um certo pragmatismo".

Política