Topo

Esse conteúdo é antigo

Marinha prepara lançamento ao mar de segundo submarino fabricado no RJ

Marinha faz últimos ajustes no submarino Humaitá no Complexo Naval e Industrial de Itaguaí (RJ)  - Tomaz Silva/Agência Brasil
Marinha faz últimos ajustes no submarino Humaitá no Complexo Naval e Industrial de Itaguaí (RJ) Imagem: Tomaz Silva/Agência Brasil

Marcio Dolzan

03/12/2020 07h20

Um gigante metálico com 72 metros de comprimento e capacidade de deslocamento de 1.800 toneladas chegará ao mar pela primeira vez no próximo dia 11. Trata-se do Humaitá, o segundo de quatro submarinos convencionais que estão sendo construídos no país dentro do Prosub (Programa de Desenvolvimento de Submarinos).

O quarteto é o primeiro passo para a fabricação de um modelo com propulsão nuclear, previsto para ser entregue na próxima década.

O projeto está sendo colocado em prática na cidade de Itaguaí, no litoral fluminense. O primeiro submarino, o Riachuelo, já está em fases de testes no mar e deverá se incorporar à frota da Marinha em meados do próximo ano.

Humaitá, por sua vez, está na fase final de integração de seus equipamentos e sistemas. No dia 11, ele deixará o estaleiro por intermédio de um grande elevador e tocará o mar pela primeira vez. A expectativa é a de que o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) esteja presente no batismo.

A Marinha espera que os quatro submarinos convencionais se unam à frota brasileira até 2024. Trata-se de uma adaptação do modelo francês Scorpène.

O Humaitá tem cerca de cinco metros a mais, o que possibilita maior capacidade de combustível e mantimentos, dando assim maior autonomia de navegação. A estimativa é a de que a embarcação consiga navegar com mais de 30 tripulantes por até 80 dias.

O Prosub foi lançado em 2008 a partir de acordos firmados entre o Brasil e a França. O programa prevê toda a transferência de tecnologia, o que permitirá futuramente que o País tenha total autonomia na construção de submarinos.

Para construir esses equipamentos de guerra, o Prosub incluiu também a construção de um grande complexo de infraestrutura industrial e de apoio à operação dos submarinos, que foi erguido em Itaguaí.

Marco

O projeto é considerado um marco para a Marinha brasileira. A expectativa é a de que os quatro submarinos convencionais que estão sendo construídos estejam integrados à frota do País até o ano de 2024.

Assim, eles se unirão aos cinco modelos mais antigos que operam atualmente. "É um número considerável para nós. Atende a todas as nossas necessidades e ajuda a demonstrar a força do nosso país", diz o capitão de Mar e Guerra Otávio Paiva.

Quando os submarinos convencionais estiverem prontos, será a vez de o projeto do primeiro submarino de propulsão nuclear do Brasil ser efetivamente colocado em prática. Mantido o cronograma, ele deverá ficar pronto em 2033.

As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.