Topo

Esse conteúdo é antigo

Covid: Dados apontam para maior transmissibilidade de cepa indiana, diz OMS

líder técnica da resposta à pandemia de covid-19 da OMS, Maria Van Kerkhove - Fabrice Coffrini/Reuters
líder técnica da resposta à pandemia de covid-19 da OMS, Maria Van Kerkhove Imagem: Fabrice Coffrini/Reuters

Gabriel Caldeira

10/05/2021 12h50Atualizada em 10/05/2021 13h42

Dados preliminares indicam que a variante B.1617 do novo coronavírus, originada na Índia, tem capacidade de transmissão maior do que a cepa original do vírus, segundo afirmou a líder técnica da resposta à pandemia de covid-19 da OMS (Organização Mundial da Saúde), Maria Van Kerkhove, em coletiva de imprensa hoje.

Segundo a cientista chefe da entidade multilateral, Sumya Swaminathan, até onde se sabe, as vacinas contra a covid-19 e tratamentos disponíveis são eficazes contra casos da cepa indiana. Ela ressaltou, no entanto, que as evidências ainda são recentes e é importante "dar tempo" para que mais dados sobre a variante B.1617 sejam coletados.

Diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus informou que os casos e mortes globais por covid-19 atingiram um platô, com declínios na América Latina, "uma das regiões mais atingidas pela pandemia".

Ainda assim, as taxas de infecção e óbito pela doença seguem "inaceitavelmente altas", e, por isso, há a possibilidade de novas ondas de transmissão, alertou.