Topo

Esse conteúdo é antigo

Bolsonaro diz que País terá novo 'problema sério' por falta de chuvas

Bolsonaro disse prever nova "dor de cabeça" com a "maior crise que temos notícia" se referindo à falta de chuvas - Evaristo Sá/AFP
Bolsonaro disse prever nova "dor de cabeça" com a "maior crise que temos notícia" se referindo à falta de chuvas Imagem: Evaristo Sá/AFP

Vinícius Valfré

De Estadão Conteúdo, em Brasília

11/05/2021 07h49Atualizada em 11/05/2021 10h19

O presidente Jair Bolsonaro afirmou que o Brasil terá um novo "problema sério" pela frente em razão da falta de chuvas. Em conversa com apoiadores ontem, o chefe do Executivo disse prever nova "dor de cabeça" com a "maior crise que temos notícia".

"Estamos com um problema sério pela frente. Estamos vivendo a maior crise hidrológica da história. Eletricidade. Vai ter dor de cabeça. Um choque, né? Maior crise que temos notícia. Demos mais um azar", disse.

O presidente frisou, ainda, que as chuvas previstas até março foram abaixo da expectativa, o que fez o cenário se agravar. "Vamos tentar aí, ver como que a gente pode se comportar", completou.

Desde meados de abril especialistas vêm falando em risco de desabastecimento por conta da falta de chuvas e ameaças de que se repita. No primeiro trimestre de 2021, o volume das chuvas que caem na região que abastece o Sistema Cantareira, em São Paulo, foi o mais baixo desde o final da última crise hídrica, em 2016.

As declarações do presidente foram feitas na tradicional interação com apoiadores que o esperam retornar ao Palácio da Alvorada, no início da noite. O presidente, porém, não mencionou nenhuma ação ou estratégia para atacar o problema.

O governo Bolsonaro teve início em 1º de janeiro de 2019, com a posse do presidente Jair Bolsonaro (então no PSL) e de seu vice-presidente, o general Hamilton Mourão (PRTB). Ao longo de seu mandato, Bolsonaro saiu do PSL e ficou sem partido até filiar ao PL para disputar a eleição de 2022, quando foi derrotado em sua tentativa de reeleição.