Topo

Esse conteúdo é antigo

Opas: Américas registraram 1,6 milhão de casos de coronavírus na última semana

3.set.2020 - Agente de saúde segura teste com resultado positivo para o novo coronavírus durante testagem na favela da Mangueira, no Rio de Janeiro - Bruna Prado/Getty Images
3.set.2020 - Agente de saúde segura teste com resultado positivo para o novo coronavírus durante testagem na favela da Mangueira, no Rio de Janeiro Imagem: Bruna Prado/Getty Images

André Marinho

Do Estadão Conteúdo, em São Paulo

01/09/2021 12h36Atualizada em 01/09/2021 13h12

A diretora da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), Carissa Etienne, informou hoje que, na última semana, as Américas registraram 1,6 milhão de casos de coronavírus, com 22 mil mortes. Em coletiva de imprensa, Etienne explicou que o quadro varia por regiões, com a América do Norte em alta no número de infecções e América do Sul, em baixa.

"As Américas continuam desproporcionalmente impactadas por esta pandemia: temos quatro dos dez principais países com o maior número de casos cumulativos e quase um terço de todas as mortes por covid-19 foram notificadas na região", destacou.

A diretora chamou atenção para a desigualdade no acesso às vacinas contra a doença. Segundo ela, cerca de 3/4 da população do continente ainda não foi completamente imunizada. Etienne instou países com excesso de doses a doarem imunizantes às nações da região que têm dificuldades para obter o profilático.

Sobre doses de reforço anunciadas por vários governos, Etienne comentou que a comunidade internacional deveria focar em garantir o acesso universal aos imunizantes. "Melhor proteção contra variantes é vacinar em todos os países", disse a diretora.