Topo

Esse conteúdo é antigo

Governo lança programa para setor de turismo em municípios atingidos por chuvas

Registro feito na praia de Barra do Sahy, em São Sebastião - 21.fev.2023 - TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO
Registro feito na praia de Barra do Sahy, em São Sebastião Imagem: 21.fev.2023 - TIAGO QUEIROZ/ESTADÃO CONTEÚDO

Sandra Manfrini

Em Brasília

27/02/2023 19h44Atualizada em 27/02/2023 20h10

O Ministério do Turismo editou portaria que estabelece, excepcionalmente, programa específico para os prestadores de serviços turísticos e as sociedades empresárias no âmbito do Novo Fungetur (Fundo Geral de Turismo), para os municípios de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba, em São Paulo.

O programa visa a ajudar o setor de turismo na região atingida por temporais nos últimos dias e consta em portaria publicada em edição extra do Diário Oficial da União de hoje.

O objetivo é disponibilizar linhas de crédito e condições financeiras especiais dos recursos do Novo Fungetur aos empreendimentos situados nesses municípios, que estão em estado de calamidade pública.

Os beneficiários do programa, segundo a portaria, devem estar inscritos no Cadastur (Cadastro de Prestadores de Serviços Turísticos) do Ministério do Turismo.

Esse programa específico para os municípios do litoral norte de São Paulo poderá ter prazo de carência estendido, bem como suspensão da amortização, em até seis meses, após o fim do estado de calamidade pública, por renegociação.

Os beneficiários poderão ainda celebrar novos contratos de financiamento, durante o período de vigência do estado de calamidade.