Topo

Ex-combatente da Guerra das Malvinas reaparece depois de 30 anos

18/03/2012 14h53

MONTEVIDÉU, 18 MAR (ANSA) - Um ex-combatente argentino da Guerra das Malvinas apareceu com lesões no crânio no hospital da cidade uruguaia Tacuarembó, a 395 quilômetros ao norte de Montevidéu, 30 anos depois de sua família perder o contato com ele.

Trata-se de Miguel Ángel Britez, de 49 anos, que vive no município uruguaio desde 1989 e foi golpeado no crânio durante um roubo.

Ele foi operado de um afundamento no crânio e um hematoma subdural, intervenção da qual, segundo o diretor do hospital, Ciro Ferreira, se recupera de forma favorável.

Ao recuperar a consciência depois da cirurgia, Britez relatou ter combatido na Guerra das Malvinas, em 1982, chegando a ser ferido no tórax por um "gurka", mercenários contratos pela Grã-Bretanha para degolar os combatentes argentinos.

O ex-combatente relatou que salvou a vida ao se jogar atrás para atrás e porque seus companheiros de pelotão mataram o mercenário.

Com o fim da guerra, que completará 30 anos em 2 de abril, ele voltou para o estado argentino de Corriente, onde morava sua família, mas ao não conseguir trabalho se mudou para Tucumán e desde então sua família não tinha notícias dele.

Em Tacuarembó, onde vive em situação de rua, trabalhou no reflorestamento e, atualmente, recolhia plásticos para reciclagem.

O trabalho do consulado permitirá que Britez seja repatriado na segunda-feira para a Argentina, em um avião do estado de Corrientes.